Após enfrentar uma pandemia que transformou a forma com que nos relacionamos e desempenhamos nossas atividades diárias, o ser humano provou, mais uma vez, que adaptação é uma das nossas maiores habilidades. Assim, seguimos evoluindo rapidamente – depois de inúmeras reuniões e eventos online, um tema curioso ganhou ainda mais força e atenção: o metaverso.
Para muitas pessoas, o conceito de metaverso ainda é algo complexo e intangível. No entanto, se pararmos para analisar todos os avanços da inteligência artificial e da realidade aumentada nos últimos anos, podemos dizer que caminhamos a passos largos para uma nova realidade.
Até é possível imaginar que o agronegócio não tem nada a ver com um universo virtual – afinal, não plantamos códigos e muito menos podemos nos alimentar de pixels –, mas é preciso ter em vista que as expectativas em relação ao potencial do metaverso para o setor estão mais altas do que nunca.
Segundo pesquisadores da Embrapa, o metaverso agro possibilita, por exemplo, que técnicos, pesquisadores e parceiros possam estar em um mesmo ambiente de reunião presencial. Ao sair dessa sala, ainda no ambiente do metaverso, eles podem então testar ou validar teorias discutidas e projetos, em um ambiente de simulação virtual do mundo real.
Como a inovação faz parte do nosso DNA, a Syngenta é uma das gigantes que já começou a investir nessa nova dimensão, por meio do portal Miravis®. O melhor disso tudo é que, após a leitura desse conteúdo, já será possível começar a navegar por lá!
Leia também:
Em ação digital, Syngenta leva o campo – e o futuro – até o produtor
Metaverso agro: qual o cenário atual e o que o futuro nos reserva?
É fato que a revolução digital já vem acontecendo no campo e deve crescer ainda mais quando o 5G chegar a todas as regiões do país. Imagine poder acessar, do próprio computador, uma feira agrícola com a presença de profissionais de qualquer parte do mundo, para gerar conexões, novos negócios e conhecer inovações tecnológicas de perto, como se tudo fosse presencial?
Não estamos falando de vídeo-chamadas ou simples reuniões online, estamos falando de uma realidade aumentada, em que se pode interagir com pessoas e com o ambiente, por meio de um avatar, como se realmente estivesse em um local físico.
Com o avanço do metaverso para o agronegócio, produtores poderão executar tarefas como:
- visualizar maquinários em detalhes;
- realizar simulações de acordo com as especificações da sua lavoura;
- monitorar propriedades e processos em um só lugar;
- negociar insumos e produção;
- fazer compras;
- participar de capacitações técnicas;
- testar tratores e outros equipamentos.
Antes era impensável visualizar a colheita da lavoura em tempo real, com um óculos virtual, como se estivesse dentro da cabine do operador. Para alguns, esse cenário pode parecer um tanto quanto lúdico, mas esse é o momento da história em que estamos mais perto dessa realidade.
De acordo com um relatório da Grayscale Investments, divulgado em novembro de 2021, o metaverso tem um potencial de receita estimado em trilhões de dólares. Esse valor pode ser gerado a partir de publicidade, comércio, eventos digitais, hardware e monetização das atividades de desenvolvimento e criação dentro dessa dimensão.
A possibilidade de comprar insumos, maquinários e implementos agrícolas dentro do metaverso pode facilitar – e muito – a relação entre produtores e distribuidores, economizando tempo e otimizando a gestão e o planejamento das safras.
Para quem precisa estar sempre perto da lavoura ou tem dificuldades em conciliar os compromissos na agenda, navegar por esse mundo virtual pode economizar viagens nacionais e internacionais, sem prejudicar a atualização do produtor sobre as novidades e as tendências do mercado.
A facilidade em se conectar e interagir com pessoas de qualquer lugar do mundo no metaverso também conta como ponto positivo para o agronegócio, fazendo com que esse ambiente seja ideal para trocas, experiências e parcerias vantajosas.
Uma coisa é certa: ainda há muito a se entender sobre os limites e as oportunidades do metaverso, não só para o agro, mas para a vivência humana como um todo.
Existe um longo caminho a ser percorrido para que esse universo funcione de maneira integrada e eficiente a nível global. No entanto, já é possível ter uma noção do que nos aguarda no futuro por meio das plataformas que estão abrindo as portas para essa nova dimensão.
Teste o metaverso agro hoje
Sempre à frente das inovações tecnológicas no agro, a Syngenta lançou a dimensão Miravis®. Ao acessar a plataforma, pode-se navegar por um metaverso agro que abre as portas para o futuro da proteção de cultivos: os novos fungicidas multiculturas lançados em 2022.
A linha Miravis® é composta por produtos que possuem uma molécula exclusiva (Adepidyn®) que controla mais de 40 doenças em mais de 30 culturas distintas. Como estratégia de lançamento, escolhemos uma ferramenta que representa bem o poder de inovação e a revolução presentes nessa linha de produtos: o metaverso!
No portal Miravis®, um espaço digital interativo exclusivo da Syngenta, é possível:
- assistir a vídeos técnicos sobre cada um dos produtos da dimensão Miravis®, de acordo com cada cultura de interesse (algodão, café, hortifrúti, maçã, milho, soja, trigo);
- acessar conteúdos sobre a formulação inovadora dos fungicidas à base de Adepidyn®;
- interagir em um espaço exclusivo.
Assim como o agro não para, nós também seguimos em constante evolução. Por isso, vale a pena ficar sempre por dentro das atualizações e novidades da dimensão Miravis® e Syngenta no metaverso.
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.
Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.
Deixe um comentário